Classe A Combate – Academia de artes marciais em Moema<

Nossas

Modalidades

Luta

Taekwondo)

Qual é exatamente o significado do Taekwon-Do?

Para simplificar Taekwon-Do é uma versão de combate desarmado desenvolvido com a finalidade de autodefesa. Entretanto, é mais do que apenas isto.

É o uso científico do corpo em um método de autodefesa; um corpo que tenha atingido o máximo de suas habilidades com um intenso treinamento físico e mental.

É uma arte marcial que não tem igual em poder ou técnica. Embora seja uma arte marcial, sua disciplina, técnica e treinamento mental são a base para construir um forte senso de justiça, coragem, humildade e determinação. É este condicionamento mental que separa o verdadeiro praticante do exibicionista, satisfeito com dominar somente os aspectos de luta da arte.

Esta é uma das razões para que o Taekwon-Do seja chamado de arte de autodefesa. Isto implica também um modo de pensar e de vida, particularmente em incutir conceitos e um espírito de disciplina estritamente auto-imposta e de um ideal de fortalecimento moral.

A descrição mais próxima disto é quase um culto.
“Tae” pode ser, traduzido literalmente, em saltar ou voar, para chutar ou quebrar com o pé. “Kwon” denota o punho – principalmente para perfurar, ou destruir com a mão ou o punho. “Do” significa uma arte ou o meio – um caminho correto construído e pavimentado pelos santos e sábios do passado. Assim, analisando coletivamente “Taekwon-Do” indica o treinamento mental e as técnicas de combate desarmadas para a autodefesa, também para a saúde, envolvendo a aplicação hábil dos golpes, chutes, bloqueios e esquivas com as mãos e os pés livres para uma destruição rápida do movimento do oponente, ou dos oponentes.

O Taekwon-Do permite que um oponente mais fraco possa ter uma arma poderosa, que aliada a confiança para se defender, derrote outro adversário.

Naturalmente, se aplicado erroneamente, o Taekwon-Do pode ser uma arma letal. Conseqüentemente, o treinamento mental deve sempre ser forçado para impedir que o estudante o empregue mal.

Quanto às mulheres, sem dúvidas elas encontrarão no Taekwon-Do um recurso inestimável em lutar e afastar “lobos”, assim por dizer. Quando alguém é informado de muitos exemplos onde frágeis mulheres se protegeram eficazmente, podem soar inacreditáveis. Mas realmente, elas puderam fazer assim porque elas estavam bem versáteis na arte da autodefesa.

As façanhas do Taekwon-Do são numerosas. É pertinente mencionar algumas: por exemplo, saltando sobre uma pessoa montada numa motocicleta, ou sobre onze pessoas alinhadas para atacar um alvo com o pé; quebrando uma placa grossa de pinho de dois centímetros e meio de espessura colocada numa altura de aproximadamente três metros, com o pé; quebrando duas peças de tijolo vermelho com uma mão aberta, ou com a faca de mão; despedaçando sete ou oito peças de placa grossa de pinho de cinco centímetros de espessura em um único golpe com o punho; atacando dois alvos com o mesmo pé consecutivamente ao saltar e assim por diante. Para o leigo na rua, tais feitos podem soar impossíveis, mas aos estudantes sérios de Taekwon-Do e aos expoentes desta arte, é completamente comum.
Dominando esta arte não significa que você será questionado para fazer atos impossíveis, como matar um touro selvagem com suas mãos livres. Entretanto, é claro que demonstrações equivalentes de tal uso eficaz da força puramente somática não devem ser vistas em outras formas de técnica física de combate.

O treinamento incessante é fundamental para se manter em forma e em condições físicas superiores. No treinamento, todos os músculos do corpo humano serão usados.

Do uso dos próprios músculos, será possível aproveitar todo o poder disponível gerado por cada contração muscular. Isto será necessário para liberar tal poder ao alvo humano especialmente onde se encontram os pontos mais vulneráveis, ou os pontos vitais do oponente, em particular quando o oponente está em movimento.

Neste ponto, é necessário lembrar aos estudantes de Taekwon-Do que esta arte de autodefesa é desenvolvida especialmente para a retaliação rápida do encontro com o movimento do agressor.

As maiorias das manobras devastadoras do Taekwon-Do são baseadas especialmente no impacto inicial de um golpe somado a força adicional conseqüentemente fornecida pelo movimento da parte do corpo dos oponentes.

Similarmente usando a força do movimento do atacante, o impulso mais rápido é tudo que é preciso para tirar seu equilíbrio e derrubá-lo.

No caso dos estudantes de Taekwon-Do que estiverem em prática constante ou os mais experientes, eles não perdem tempo pensando, sendo que a ação lhes vem automaticamente. Suas ações, brevemente, se tornam reflexos condicionados.

As horas gastas no treinamento não serão desperdiçadas; certamente você irá colher uma recompensa rica em forma de reações rápidas e de golpes mortais para desferir sobre seu oponente, ou em qualquer situação para conservar a vida se e quando surgir uma necessidade.

Mesmo se o Taekwon-Do é praticado apenas por causa do exercício, a apreciação proporcionada justificará o tempo investido e gasto. Como um exercício, é igualmente apropriado para o idoso e para o jovem, homem e mulher.

Gal. Choi Hong Hi

Luta

Muay Thai

 

Muay Thai (“Arte Marcial Tailandesa”) é originária da Tailândia, onde é considerado o esporte nacional, ensinado desde os primeiros anos das crianças nas escolas.

Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato bastante eficiente.

Na CLASSE A COMBATE, as aulas de Muay Thai, são ministradas pelo professor Rafael Bueno, participante de TUF Brasil (UFC), da equipe Revolução Thai.